Dia D de combate ao Aedes aegypti contará com a participação do Exército Brasileiro em São Paulo

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (1), a cerimônia de certificação dos 100 militares treinados para atuação junto às equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante o Dia D de Combate às Arboviroses, que será neste sábado (2).

Os militares atuam nas unidades do Comando Militar Sudeste e foram capacitados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), no último dia 10 de janeiro.

Na ocasião, os militares participantes foram vacinados contra a febre amarela e receberam instruções sobre o trabalho de prevenção às arboviroses, como a importância do controle de criadouros do mosquito e detalhes sobre a atuação dos agentes de saúde.

Dia D

A ação contará com uma força-tarefa composta por 14 mil profissionais da Saúde que atuarão em diversas frentes. A intensificação da vacinação contra a febre amarela vai ocorrer em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em ações extramuros, com postos volantes, em locais como praças, parques, shoppings e estações de trem e de metrô.

Também será feita busca para localizar pessoas que ainda não foram imunizadas, panfletagem com material educativo e inspeção em regiões vulneráveis para abrigo de criadouros do Aedes aegypti.

É importante frisar que a cooperação entre poder público e a população é fundamental para coibir a proliferação do mosquito vetor das arboviroses, especialmente no verão, época em que a incidência de chuvas favorece a reprodução do Aedes aegypti. A relação dos postos de vacinação fixos e volantes para o Dia D de vacinação pode ser encontrada no site  www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ .