Saúde intensifica ações de vacinação contra febre amarela e de combate às arboviroses

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue num esforço continuo para o combate às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). No último sábado (9) e domingo (10), realizou uma força tarefa de vacinação contra febre amarela em frente ao Jardim Botânico e ao Parque Zoológico, na zona Sul da cidade, onde 584 doses foram aplicadas. Essa ação emergencial deu-se depois de um macaco do zoológico ter sido diagnosticado com a doença na última sexta-feira (8).

Ainda no domingo, houve um mutirão de saúde com diversas tendas, entre elas, uma de vacinação contra a febre amarela, durante o evento realizado pela Companhia Metropolitana da Habitação de São Paulo (Cohab-SP), para o anúncio da conclusão da regularização fundiária de 151 unidades do Conjunto Vila Maria III, na zona Norte da capital.

A SMS já havia realizado no sábado (2), o Dia D de Combate às Arboviroses com a participação do Exercito Brasileiro, que ajudou a alcançar uma cobertura vacinal contra a febre amarela de 77%. Essas ações estão previstas no Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, desde novembro de 2018, que teve mais de 1.200 atividades dentre orientação à população, controle com busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti e intensificação da vacinação contra febre amarela, em todas as regiões da cidade.

Esforço contínua

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Retiro, gerenciada pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), terá, na próxima sexta-feira (15), um posto volante de vacinação contra a febre amarela no Shopping D. A ação "Xô, Febre Amarela" será realizada no Senac Service Store, das 10h às 16h. Além da vacinação, a equipe da UBS orientará a população sobre as Arboviroses (dengue, zika e chikungunya) para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças.

Na sexta-feira (15) e no sábado (16) também haverá, pela segunda vez em parceria com a UBS da Vila Formosa, posto volante de vacinação contra a febre amarela no Shopping Anália Franco. A ação gratuita acontecerá das 10h às 16h, no Piso Orquídea (atrás da loja Handbook).

Sobre a vacina

A vacina contra febre amarela requer apenas uma aplicação ao longo da vida e, após sua (aplicação) injeção, a imunidade se dá entre dez dias e um mês.

Para ser vacinado, recomenda-se estar com a caderneta e ter um documento de identificação. Se não tiver a caderneta, poderá retirar uma nova no momento da vacinação. Quem for portador de doenças autoimunes, quem utiliza medicamentos com corticoides em uso contínuo, gestantes ou alérgicos a ovo, não devem tomar a (vacina) injeção. Para as lactantes, após a medicação, a amamentação deve ser suspensa por 10 dias. Crianças a partir de 9 meses já podem ser vacinadas.

Vacinação contra a febre amarela no Shopping Aricanduva
Quando: terça-feira (12)
Local: Shopping Aricanduva
Endereço: Avenida Aricanduva, 5.500

Vacinação contra a febre amarela e tríplice viral no Shopping Center Lapa
Quando: quinta-feira (14)
Local: Shopping Center Lapa – 1º piso
Endereço: Rua Catão, 72. Lapa
Horário: das 11h às 17h

Vacinação contra a febre amarela no Shopping D
Quando: sexta-feira (15)
Local: Senac Service Store Shopping D (segundo andar)
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 1.100 – Canindé

Vacinação contra a febre amarela no Shopping Anália Franco
Quando: sexta-feira (15) e sábado (16)
Local: Shopping Anália Franco - Piso Orquídea
Endereço: Avenida Regente Feijó, 1.739 - Tatuapé
Horário: das 10h às 16h

Clique e confira as diversas ações de mobilização contra as arboroviroses que irão ocorrer na cidade de São Paulo durante todo o mês de fevereiro.